Ensino à distância: UP abre centro para professores na Beira

A PARTIR deste ano as actividades de formação de professores à distância na Universidade Pedagógica (UP), delegação da Beira, passarão a conhecer um novo ímpeto com a entrada em funcionamento na Beira de um Centro de Educação Aberto e à Distância (CEAD). Trata-se de uma infra-estrutura que se encarregará de formar docentes a partir dos distritos, recorrendo novas metodologias de ensino, algumas das quais mais sofisticadas.

Maputo, Quinta-Feira, 27 de Agosto de 2009: Notícias

A inauguração do referido centro foi presidida pelo Reitor da Instituição, Rogério Utui que se deslocou à capital de Sofala no âmbito dos festejos dos 20 anos da Delegação da Beira.

De acordo com o Prof. Dr. Zacarias Alexandre Ombe, director daquela instituição de Ensino Superior, o centro permitirá que os futuros docentes sejam formados localmente ao invés de se deslocarem para a cidade da Beira, como actualmente acontece.

A fonte, que deu a conhecer este facto no âmbito da celebração do 20º aniversário da criação da delegação, disse que com a criação do CEAD os professores que exercem a sua actividade nos distritos terão a oportunidade de se formarem localmente sem necessitarem se deslocar para a cidade.

A instalação do referido centro enquadra-se nos esforços que a Universidade Pedagógica está a realizar visando expandir o seu raio de acção e melhorar a qualidade de prestação de serviços aos estudantes e, ainda, aos docentes.

“Estes são os esforços que fazemos na melhoria das condições de trabalho tanto para os estudantes como para os próprios professores, criando meios de ensino capazes e modernos que possibilitem a adopção de conhecimentos no contexto da globalização”— disse.

Citou os cursos de inglês e Física que serão os primeiros a ser contemplados pelo processo, estando já todos os meios concebidos para o efeito, incluindo comunicação através da Internet entre o CEAD e os centros de recursos distritais.